VÁLVULAS DE ENGATE RÁPIDO
“PARA MANGUEIRAS: OXIGÊNIO E GÁS COMBUSTÍVEL”

Modelos: ARO e ARA

Marca:COLORADO

 

As Válvulas de Engate Rápido de oxigênio e gás combustível da marca “COLORADO” modelo “ARO” e “ARA” foram especialmente projetadas, desenvolvidas e produzidas para que a operação de montagem do Maçarico aos Reguladores de Pressão (fontes alimentadoras dos gases), seja muito mais simples e rápida. E também para dar mais segurança contra o retrocesso de chama.

Com as Válvulas de Engate RápidoARO” e “ARA”; o operador quando for utilizar o maçarico, simplesmente engatará os Machos que estão previamente montados nos rabichos do maçarico nas Fêmeas, que estão previamente montadas nas mangueiras dos reguladores. Sendo assim o operador não precisa usar chave apropriada para acoplar as porcas/niples das mangueiras do oxigênio e do gás combustível.

 

 

FÊMEA-ARA

 

MACHO-ARA

 
 

FÊMEA-ARO

 

MACHO-ARO

 

 

ENGATE RÁPIDO OXIGÊNIO – ARO

AROAcoplamento Rápido Oxigênio (Macho e Fêmea) – Código: 30 00 001
MACHO-ARO - Macho de Oxigênio - Código: 30 00 002
FÊMEA-ARO  - Fêmea de Oxigênio - Código: 30 00 003

ENGATE RÁPIDO ACETILENO/GLP – ARA

ARAAcoplamento Rápido Acetileno/GLP (Macho e Fêmea) – Código: 30 00 004
MACHO-ARA - Macho de Acetileno/GLP - Código: 30 00 005
FÊMEA-ARA  - Fêmea de Acetileno/GLP - Código: 30 00 006

 

MONTAGEM

  • O “MACHO-ARO” é montado em um rabicho de mangueira de oxigênio com comprimento de 40 cm, que é acoplado ao niple de oxigênio do maçarico.
  • A “FÊMEA-ARO” é montada no término da mangueira de oxigênio, que é acoplada ao niple do regulador de pressão de oxigênio.
  • O “MACHO-ARA” é montado em um rabicho de mangueira de gás combustível com comprimento de 40 cm, que é acoplado ao niple de gás combustível do maçarico.
  • A “FÊMEA-ARA” é montada no término da mangueira do gás combustível que é acoplada ao niple do regulador de pressão de gás combustível.

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Peças em latão cromadas, molas em aço inoxidável e anéis em borracha sintética.
Os engates ARO e ARA são usados em mangueiras de 5/16” e 3/8”.
As Fêmeas são auto-vedantes, quando os machos são desengatados das fêmeas, estas bloqueiam automaticamente a passagem dos gases das mangueiras que vêm dos reguladores de pressão (fontes alimentadoras dos gases).
Segurança do MACHO-ARA: Quando houver um retrocesso de chama, geralmente ele ocorrerá pela mangueira do gás combustível, neste momento o MACHO-ARA atua como válvula de retenção, bloqueando o fluxo reverso de gás a partir de uma pressão de 0,01 kgf/cm², para a fonte alimentadora. Permitindo assim, que em um tempo mínimo, o operador feche o registro de oxigênio e depois o registro do gás combustível do maçarico.